quarta-feira, 15 de maio de 2013

NOIVADO


Paulo Roberto Gramoso
Assembleia de Deus Olaria

Salmos 19.1-14
Analisando o livro de Salmos (19) podemos contemplar a convivencia da criação divina nos ensinando, como devemos conviver uns com os outros.
Verso (1) “Os céus manifestam a glória de Deus...” se pararmos para pensar na vida a dois cada um tem a sua responsabilidade. Pois para muitos deve se existir um regime majoritário, no entanto aqui nós vamos aprender que as responsabilidades, sãos iguais, por isso deve haver concordancia e limites os quais devem estar subordinados a Deus o nosso criador.
A responsabilidade dos céus é manifestar a glória de Deus, devido a posição em que o céu se encontra, pois de qualquer lugar da terra que olharmos estaremos contemplando o céu, essa maravilha criada por Deus.
Enquanto que a terra tem a função de anunciar a obra, pois cada vez que olhamos a nossa frente, nos deparamos com alguma feitura de Deus, começando pela humanidade, pare um pouco e contemple a criatividade de Deus ao criar-nos pois jamais encontraremos pessoas que serão identicas a nós, somos propriedade particular e individual de Deus, Ele quando te fez achou lindo e maravilhoso, mas jogou a forma fora e não a repetiu.
Tiramos como lição que por mais que amemos uma pessoa, ela JAMAIS será como somos, muito menos irá ser como queremos que seja, pois se isto acontecer a mesma irá perder a sua identidade, ou personalidade, como queira.
Assim como o sol, a lua, as estrelas, a terra, a natureza, etc. Todos ocupam o seu devido lugar, para cumprir a sua missão, nós também temos uma missão ao lado daqueles aos qauis amamos.

Verso (2) “Um dia faz declaração ao outro dia,...” o salmista, por ordem e inspiração divina escreveu isto. Querendo nos dizer do relacionamento entre as criaturas.
Você já se declarou para alguém hoje, então comece agora, declare: “eu ti amo, em Cristo Jesus”.
“Mostra sabedoria,...” quantos de nós não queremos trocar informações sobre aquilo que sabemos, converse com seu conjuge, faça dele um parte de você, não um companheiro ou amigo apenas, mas sim parte essencial da sua vida, mostre o potencial de amá-lo que você tem.

Verso (3 e 4) “Sem linguagem, sem fala,...” a convivencia os fará a ter tanta intimidade a ponto de um olhar significar uma palavra, uma frase, ou até mesmo um pensamento completo.

Verso (5) “Qual é o noivo que sai do seu tálamo...” tálamo quer dizer leito nupcial ou quarto onde o casal tem sua intimidade.
Muito bem quantas vezes já fomos pegos, levantado pela manhã com a cara emburrada. Que coisa triste, após uma noite ao lado da pessoa amada, parece que passamos a noite toda amarrados sendo surrados como prisioneiros, encarcerados e sofredores.
      Enquanto que o personagem do texto sai como um heroi pronto para a batalha, lembro-me de um técnico que falando a respeito da concentração que o jogador devia cumprir antes do jogo para estar bem no momento do jogo; porém um jogador famoso, o qual me reservo do seu nome por questão ética, era uma exceção, este só ficava bem se saisse da concentração para namorar.  
     
      Verso (6) “..., e o seu curso,...” não podemos querer colocar “o carro na frente dois bois”. Alguém usa dizer que no onibus se ficarmos perto da porta de saída, chegamos mais rapido, sim pode ser, mas às vezes deixamos de compartilhar com alguem que precisa devido a nossa pressa.
Eclesiastes 8.3 “ Não te apresse a sair do lado daquele” que tu amas.

      Versos (7, 8 e 9) “A lei,... os preceitos,... o temor, etc.” Leia os versos, e veja a riqueza que está a nossa disposição.

      Verso (10) “Mais desejáveis são do que o ouro...” Uma das preocupações dos noivos é com as alianças, mas aqui vemos que a presença de Deus é coisa mais importante.
 Eclesiastes 4.9-12 inicia nos dizendo de duas pessoas, e por fim diz que “se alguem quiser prevalecer contra um, dois lhe resistirão, e o cordão de TRÊS dobras não se quebra tão depressa” subentende-se que esses dois do texto tinham, juntos, um relacionamento com Deus, o qual era a terceira pessoa presente.

Verso (11, 12 e 13) “admoestar,... recompesa”. Aqui aprendemos que somos advertidos e recompesados pelo Senhor, parece que há uma divergencia, pois quem é advertido está fazendo algo errado e deveria ser indigno de recompensa.
Porém vamos ver o que diz o verso (12 e 13) “entender,... expurgar” não sabemos o porquê muitas vezes pecamos, porém acreditamos no sacrificio remidor do Sangue de Jesus, pois só Ele tem poder de perdoar pecados, e então receberemos o nosso perdão por nossos pecados cometidos ate mesmo ocultamente e consequentemente ficaremos limpos.

Verso (14) corinho:
 “Que as palavras da minha boca, e a meditação do meu coração, sejam todas em louvor a ti oh Senhor!”.
Quando aquilo que falamos, e aquilo que meditamos agrada a Deus, consequentemente estará agradando a quem eu amo, também ferindo nosso conjuge, nossa noiva, nosso noivo, e assim por diante.
Procure, o mais rápido possivel as pessoas que te rodeam e peça perdão por tudo que você tenha feito ou falado, vamos viver em paz. Romanos 12.18 “... Tende paz com todos os homens”.
Se você quiser pedir perdão a Deus para ter paz com Ele, aceite a Jesus, porque Ele é a porta da salvação.



Fontes:    
·       NET - sites Wikipédia.
·       BEP – Bíblia de Estudo Pentecostal

O que guarda sua boca, conserva sua alma

19 de maio de 2013


Paulo Roberto Gramoso
Assembleia de Deus Olaria

      VERDADE PRATICA
      Antes de qualquer coisa abra em Genesis 11.1 “... e toda terra era duma mesma lingua”, sabemos que o texto fala de idiomas, porém subentende-se, que não foi do interesse de Deus que o homem falasse diferente uns dos outros, outrossim, que houvesse harmonia e consenso, nas conversas, assim como acontece com a Trindade.
      Neemias 13.23-27 diz que Neemias fez coisas ruins ao povo, pois a forma de pensar daquele povo era desvirtuada dos propósitos de Deus.
“O descontrole emocional leva a pessoa a falar coisas impensadas, fora de hora e para pessoas erradas.”
Em primeiro lugar queremos perguntar se alguem conhece se existe transplante de cérebro?
Se algum dia fosse possível, seria chamado de transplante de corpo, pois na verdade o cérebro é a parte principal do nosso corpo e por isso insubstituível. É dele que vem toda ordem para qualquer parte de nosso corpo.
Nossa lição se enquadra aqui, pois, quando temos o controle de nosso cérebro nas mãos do criador, Ele próprio conduzirá de forma que todos os nossos sentidos e atitudes estejam bem, tal qual o proprietário de veículo, que está sempre fazendo revisão, tudo está sempre em ordem.
Quando submetemos o nosso cérebro a Deus, Ele se encarrega de várias coisas, dentre as quais citamos: fazer atualizações, e passar antivirus.
O primeiro é atualização, que nos dá condição de acompanhar a modernidade, João 14.26 “o E.S. vos ensinará”, colocara nossa mente em sintonia, com a modernidade, sem perder a ligação no Trono.
O segundo é o antivirus que nos ensina a nos defender dos ataques.
Quando o Texto Aureo cita “não saia de vossa boca...” está nos levando a buscarmos uma dependencia do Criador, para que venhamos a ser por Ele guardado, “pois da abundancia do coração, fala a boca” Lucas 6.45.

INTRODUÇÃO

“A comunicação é importante para o sucesso”, demos uma palinha sobre isso e ainda queremos citar: o negociante que vive intensamente do seu trabalho não tem difilculdades de falar sobre o tal.
Diz um ditado popular “Quem não se comunica se estrumbica”.
O cuidado no falar, pode ser encontrado em Galatas 5.23 “..., temperança”.
Pois o tempero é o responsável pelo sabor de tudo nesta vida.
“Tempero é o nome que se dá ao conjunto de condimentos, cuja função é realçar o gosto do prato e, posteriormente identificou-se algumas funções terapêuticas.”
Temperança faz parte das Virtudes Cardinais derivadas do esquema de Platão, e posteriormente adaptadas. Virtude Cardinal é composta de: Justiça, Fortaleza, Prudencia, Temperança.
Se nós ao abrirmos de nossa boca avaliarmos essas virtudes, com certeza iremos falar bem menos do que falamos, pois pensaremos se é: JUSTO, se FORTELECERÁ, se PRUDENTE (conveniente), se tem TEMPERANÇA (parafraseando se vai dar sabor).
AS TRES PENEIRAS DA SABEDORIA
Conta-se que um homem aproximou-se de seu mestre e lhe disse:
Mestre, vou contar-lhe o que disseram do João...
O mestre com grande sabedoria, respondeu:
Calma. Antes de você contar algo que possa ter relevancia, pergunto-lhe: você já fez a informação passar pelas três peneiras da sabedoria?
Peneiras da sabedoria? Não. Elas não me foram mostradas – argumentou.
Sim. Só não lhe falei delas porque não era chegado o momento. Porém, escute-me com atenção: tudo que disserem de outrem para você, deve passar pelas três peneiras da sabedoria.
Primeira: A peneira da verdade. Eu lhe pergunto; você tem certeza de que o que lhe contaram é realmente VERDADE?
Meio sem jeito ele replicou
Bem, realmente não tenho certeza. Sei apenas o que me contaram.
O mestre continuou:
Então se você não tem certeza, a informação vazou pelos furos da primeira peneira e repousa sobre a segunda, que é peneira da BONDADE. Pergunto:
Trata-se de algo que gostaria que falassem de você?
De maneira alguma, mestre. Evidente que não!
Então trata-se de algo que passou pelos furos da segunda peneira e jaz nas cruzetas da terceira e ultima peneira.
Faço, portanto, a ultima pergunta: você acha mesmo que é necessário passar adiante essa história sobre o seu irmão e companheiro?
Não mestre. Absolutamente! Respondeu.
Então, disse o sábio, ela acaba de vazar pelos furos da NECESSIDADE, perdendo-se na imensidão da terra. Não sobrou nada para contar.
Entendi querido mestre. Somente a boas palavras terão caminho em minha boca.
Finalizou o sábio:
Você agora é um mestre completo. Volte ao seu povo.
Afinal, terminou o aprendizado, todavia, lembre-se sempre:
As abelhas, construtoras a serviço do Criador, mesmo nas imundicias dos charcos, buscam apenas as flores para sua laboriosa atividade, enquanto as nojentas moscas buscam em corpos sadios, as chagas e feridas que as mantém vivas.
Sejamos como as abelhas, e nunca como as moscas.
MEDITAÇÃO: sejas pronto para ouvir e tardio em falar.
Irmã Solange Laranjeira.

Deus prudentemente nos deu dois ouvidos e uma boca, querendo nos estimular a falarmos talvez a metade do que nós ouvimos.

CAPÍTULO II
DOS DIREITOS DA PERSONALIDADE
Art. 11. Com exceção dos casos previstos em lei, os direitos da personalidade são intransmissíveis e irrenunciáveis, não podendo o seu exercício sofrer limitação voluntária.
Art. 12. Pode-se exigir que cesse a ameaça, ou a lesão, a direito da personalidade, e reclamar perdas e danos, sem prejuízo de outras sanções previstas em lei.
Parágrafo único. Em se tratando de morto, terá legitimação para requerer a medida prevista neste artigo o cônjuge sobrevivente, ou qualquer parente em linha reta, ou colateral até o quarto grau.
Tiago 3.6 A língua também é um fogo; como mundo de iniqüidade, a língua está posta entre os nossos membros, e contamina todo o corpo, e inflama o curso da natureza, e é inflamada pelo inferno.
Fontes: 
·       NET - sites Wikipédia.
·       http://www.sementedafe.net /content/view/336/19/
·       http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2002/l10406.htm