quarta-feira, 14 de abril de 2010

ANUNCIANDO OUSADAMENTE A PALAVRA DE DEUS

Lição 3, 18 de abril de 10.

ANUNCIANDO OUSADAMENTE (corajosamente)
A PALAVRA DE DEUS
Antes de mais nada quero dizer que esta lição não veio nos falar sobre evangelismo, isto é pregar a palavra para não crentes. E sim anunciar algo do qual já conhecemos e temos que relembrar, pois qualquer um de nos podemos declinar para qualquer um desses erros desde que não permaneçamos neles ou se preferir dizer que lutemos dia e noite para não praticarmos tal ato.
Por isso o livro de Jeremias tem como tema na BEP “O juízo divino e inevitável de Judá”.estudar BEP
TEXTO ÁUREO
“E se MEU povo,...” veja bem que Deus está dizendo do povo Dele. Este é o tema da lição, porque para falar para cristãos e tão difícil tal qual falar de saúde pra médico, todos dizem isso eu já conheço.
Somos valorizados quando temos uma família de boa procedência assim também se temos o nome de Deus ligado ao nosso somos valorizados.
Aqui temos uma lista de atitudes que devemos tomar para Deus falar conosco.
VERDADE PRATICA
“Ela tem de ser ouvida” não é um pedido, mas sim uma obrigação “errais por não conhecer as escrituras nem o poder de Deus.” Mesmo sendo alunos assíduos corremos o risco de não absorver toda a matéria imagina se formos alunos faltosos.
LEITURA DIÁRIA
Segunda-feira =Jr 7.2 Jeremias aqui não vai a uma praça nem a uma rua movimentada, mas sim ele se põe a porta do templo para que dali possa falar ao sacerdote e a pessoa comum.
Terça-feira= Jr 7.3 Aqui está uma palavra aos adoradores os quais geralmente alguns deles só entram no templo na hora de sua apresentação. Na verdade adorador é aquele que adora “em espírito e em verdade”.
Quarta-feira = Jr 7.4 Verdade é que no tempo de Jeremias havia uma idolatria para com o templo físico. Acreditava-se que a presença de Deus só se manifestava naquele lugar.
Quinta-feira = Jr 7.11 “Eu mesmo, Vi”. Certa vez citando ao um obreiro um problema para ser resolvido ele me perguntou “a fonte de informação é de confiança” eu lhe respondi até hoje os meus olhos não me enganaram dizendo então que eu mesmo tinha visto. Deus disse “Eu vi”.
Sexta-feira = Jr 7.12 Os Danitas tomaram um sacerdote com seus apetrechos e levaram da cidade de Laís sendo que junto levantaram uma imagem de escultura e o sacerdote feliz da vida se misturou com o povo. Jz 18.20.
Sábado = Jr 7.10 Jeremias cita as palavras de Deus que diz que o povo deliberadamente pecava durante a semana e no culto vinha se justificar dizendo que poderiam cometer tais atos.
INTRODUÇÃO
Deus tem um carinho tão grande para conosco que toma as atitudes mais radicais para resgatar o seu povo do pecado, lembra de algum momento que Deus falou contigo de uma forma especifica para que não viesse a cometer um delito.
Então, assim foi com Israel, Jeremias anunciou na porta do templo do latim, templum. Santuário erigido em Jerusalém e consagrado ao culto do Único e verdadeiro Deus. para que o povo deixasse de cometer delitos.
Quantos de nós temos símbolos aos quais nos apegamos (VER OS SIMBOLOS)
Iº JEREMIAS É CHAMADO A PREGAR
NA PORTA DO TEMPLO
1º O ambiente da pregação
Hoje em dia, temos um recurso que sabendo usar pode levar a voz perto e/ou longe de acordo com a necessidade. O problema e que muitos sem interesse em fazer direito colocam o som acima dos limites e causam irritação em muitos.
Conheço pessoas não evangélicas que tem dificuldade de vir à igreja, pois dizem elas que o som e demasiadamente alto. Conheço ate pessoas que vem a igreja e ser não for dado cedida oportunidade elas vão embora antes do termino do culto, pois acredito que não acham o ambiente produtivo, “tem misericórdia”.
Deus teve a maior preocupação em trazer ao ouvinte o melhor som possível para que a mensagem fosse nítida até porque era uma mensagem de repreensão e devia ser ouvida na integra. Nada podia se perder, pois era um julgamento.
2º Nossa responsabilidade
“O povo seguia rituais de adoração, porém mantinha um estilo de vida pecaminoso. Tratava-se de um comportamento religioso sem um compromisso com Deus”.
O pecado tem sido nosso inimigo constante, porém o maior pecado e a aceitação do mesmo, sem preocupação em um concerto.
Assim nosso compromisso e avisar ao povo que independente de sua situação, enquanto “Noé” não fechar a porta da arca ainda há oportunidade de salvação.
Quando vemos o povo pecar para a morte “proposital, deliberado (de propósito), continuo e sem arrependimento”. Devemos urgentemente avisa-los.
IIº A MENSAGEM DE JEREMIAS
1º O alcance da mensagem de Jeremias
“Do sumo sacerdote ao menor dos adoradores...”.
Hoje não é diferente, se vamos ao cinema vemos 2012, no jornal catástrofes, tsunamis, tragédias, na novela computadores e as pessoas querem se passar por Deus, nos desenhos lutas e brigas por posse de poder, nos canais de historia ou se fala dos tempos de Jesus ou se fala do inicio do mundo ou do fim. Tudo isso para que todos saibam que Jesus está voltando, AMEM. MARANATA.
2º O chamado ao primeiro amor
Quando aceitamos Jesus convidávamos os vizinhos para conosco participar das festividades da igreja, visto que no carro não cabia íamos e voltávamos todos a pé e em tempo de geada. Hoje para irmos sozinhos na igreja já colocamos obstáculos.
O que dizer também, nossa luta contra o pecado era muito mais acirrada, hoje se alguém nos aborrece é impossível buscarmos um concerto.
IIIº JEREMIAS COMBATE
A TEOLOGIA DO TEMPLO
1º A teologia do templo
“Sou da ASSEMBLÉIA DE DEUS” alguns chegam a dizer, menosprezando as demais como se lá nos céus tivesse um lugar separado para cada um. Para estar seguro basta fazer parte de uma igreja? Ou até mesmo participar da Ceia? Alguns têm esse raciocínio, certa vez preguei a um jovem dizendo que ao chegar a sua casa ele deveria aceitar Jesus e ele assim fez alegando nunca ter ouvido falar assim o nosso compromisso é primeiramente com Deus “amar a Deus e ao próximo”.
2º A desmistificação da teologia do templo
Desmistificar quer dizer desmascarar na verdade a função do templo era mais lucrativa por isso era necessário usar alguns recursos para trazer o povo para o templo.
3º O comportamento reprovável dos judeus
TEXTO LIÇÃO
IVº A LIÇÃO DE SILÓ
1º As teologias modernas
TEXTO LIÇÃO
2º O perigo de nossos triunfos
É muito comum dizermos orei por fulano e ele ficou curado, não sabendo nós que Deus usa a quem quer, quando Ele quiser com a finalidade que ele quiser.
CONCLUSÃO