quarta-feira, 15 de maio de 2013

O que guarda sua boca, conserva sua alma

19 de maio de 2013


Paulo Roberto Gramoso
Assembleia de Deus Olaria

      VERDADE PRATICA
      Antes de qualquer coisa abra em Genesis 11.1 “... e toda terra era duma mesma lingua”, sabemos que o texto fala de idiomas, porém subentende-se, que não foi do interesse de Deus que o homem falasse diferente uns dos outros, outrossim, que houvesse harmonia e consenso, nas conversas, assim como acontece com a Trindade.
      Neemias 13.23-27 diz que Neemias fez coisas ruins ao povo, pois a forma de pensar daquele povo era desvirtuada dos propósitos de Deus.
“O descontrole emocional leva a pessoa a falar coisas impensadas, fora de hora e para pessoas erradas.”
Em primeiro lugar queremos perguntar se alguem conhece se existe transplante de cérebro?
Se algum dia fosse possível, seria chamado de transplante de corpo, pois na verdade o cérebro é a parte principal do nosso corpo e por isso insubstituível. É dele que vem toda ordem para qualquer parte de nosso corpo.
Nossa lição se enquadra aqui, pois, quando temos o controle de nosso cérebro nas mãos do criador, Ele próprio conduzirá de forma que todos os nossos sentidos e atitudes estejam bem, tal qual o proprietário de veículo, que está sempre fazendo revisão, tudo está sempre em ordem.
Quando submetemos o nosso cérebro a Deus, Ele se encarrega de várias coisas, dentre as quais citamos: fazer atualizações, e passar antivirus.
O primeiro é atualização, que nos dá condição de acompanhar a modernidade, João 14.26 “o E.S. vos ensinará”, colocara nossa mente em sintonia, com a modernidade, sem perder a ligação no Trono.
O segundo é o antivirus que nos ensina a nos defender dos ataques.
Quando o Texto Aureo cita “não saia de vossa boca...” está nos levando a buscarmos uma dependencia do Criador, para que venhamos a ser por Ele guardado, “pois da abundancia do coração, fala a boca” Lucas 6.45.

INTRODUÇÃO

“A comunicação é importante para o sucesso”, demos uma palinha sobre isso e ainda queremos citar: o negociante que vive intensamente do seu trabalho não tem difilculdades de falar sobre o tal.
Diz um ditado popular “Quem não se comunica se estrumbica”.
O cuidado no falar, pode ser encontrado em Galatas 5.23 “..., temperança”.
Pois o tempero é o responsável pelo sabor de tudo nesta vida.
“Tempero é o nome que se dá ao conjunto de condimentos, cuja função é realçar o gosto do prato e, posteriormente identificou-se algumas funções terapêuticas.”
Temperança faz parte das Virtudes Cardinais derivadas do esquema de Platão, e posteriormente adaptadas. Virtude Cardinal é composta de: Justiça, Fortaleza, Prudencia, Temperança.
Se nós ao abrirmos de nossa boca avaliarmos essas virtudes, com certeza iremos falar bem menos do que falamos, pois pensaremos se é: JUSTO, se FORTELECERÁ, se PRUDENTE (conveniente), se tem TEMPERANÇA (parafraseando se vai dar sabor).
AS TRES PENEIRAS DA SABEDORIA
Conta-se que um homem aproximou-se de seu mestre e lhe disse:
Mestre, vou contar-lhe o que disseram do João...
O mestre com grande sabedoria, respondeu:
Calma. Antes de você contar algo que possa ter relevancia, pergunto-lhe: você já fez a informação passar pelas três peneiras da sabedoria?
Peneiras da sabedoria? Não. Elas não me foram mostradas – argumentou.
Sim. Só não lhe falei delas porque não era chegado o momento. Porém, escute-me com atenção: tudo que disserem de outrem para você, deve passar pelas três peneiras da sabedoria.
Primeira: A peneira da verdade. Eu lhe pergunto; você tem certeza de que o que lhe contaram é realmente VERDADE?
Meio sem jeito ele replicou
Bem, realmente não tenho certeza. Sei apenas o que me contaram.
O mestre continuou:
Então se você não tem certeza, a informação vazou pelos furos da primeira peneira e repousa sobre a segunda, que é peneira da BONDADE. Pergunto:
Trata-se de algo que gostaria que falassem de você?
De maneira alguma, mestre. Evidente que não!
Então trata-se de algo que passou pelos furos da segunda peneira e jaz nas cruzetas da terceira e ultima peneira.
Faço, portanto, a ultima pergunta: você acha mesmo que é necessário passar adiante essa história sobre o seu irmão e companheiro?
Não mestre. Absolutamente! Respondeu.
Então, disse o sábio, ela acaba de vazar pelos furos da NECESSIDADE, perdendo-se na imensidão da terra. Não sobrou nada para contar.
Entendi querido mestre. Somente a boas palavras terão caminho em minha boca.
Finalizou o sábio:
Você agora é um mestre completo. Volte ao seu povo.
Afinal, terminou o aprendizado, todavia, lembre-se sempre:
As abelhas, construtoras a serviço do Criador, mesmo nas imundicias dos charcos, buscam apenas as flores para sua laboriosa atividade, enquanto as nojentas moscas buscam em corpos sadios, as chagas e feridas que as mantém vivas.
Sejamos como as abelhas, e nunca como as moscas.
MEDITAÇÃO: sejas pronto para ouvir e tardio em falar.
Irmã Solange Laranjeira.

Deus prudentemente nos deu dois ouvidos e uma boca, querendo nos estimular a falarmos talvez a metade do que nós ouvimos.

CAPÍTULO II
DOS DIREITOS DA PERSONALIDADE
Art. 11. Com exceção dos casos previstos em lei, os direitos da personalidade são intransmissíveis e irrenunciáveis, não podendo o seu exercício sofrer limitação voluntária.
Art. 12. Pode-se exigir que cesse a ameaça, ou a lesão, a direito da personalidade, e reclamar perdas e danos, sem prejuízo de outras sanções previstas em lei.
Parágrafo único. Em se tratando de morto, terá legitimação para requerer a medida prevista neste artigo o cônjuge sobrevivente, ou qualquer parente em linha reta, ou colateral até o quarto grau.
Tiago 3.6 A língua também é um fogo; como mundo de iniqüidade, a língua está posta entre os nossos membros, e contamina todo o corpo, e inflama o curso da natureza, e é inflamada pelo inferno.
Fontes: 
·       NET - sites Wikipédia.
·       http://www.sementedafe.net /content/view/336/19/
·       http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2002/l10406.htm

Nenhum comentário: