segunda-feira, 28 de junho de 2010

Fé a base de nossa estrutura

“Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem.” Hb 11.1

“Ora a fé é o firme fundamento (¹) das coisas que se esperam, e a prova das coisas (²) que não se vêem.” Hb 11.1

(¹) Almeida Revista e Atualizada (ARA) diz: “certeza” aquilo que acreditamos
Sociedade Bíblica Britânica (SBB) diz: “substância” “a parte real ou essencial de algo”
(²) ARA diz: “convicção de fatos”
Fé (do grego fides, fidelidade[1] [2] ) é a firme convicção de que algo seja verdade, sem nenhuma prova de que este algo seja verdade, pela absoluta confiança que depositamos neste algo ou alguém. É a palavra que origina os verbos fiar [3] e confiar[4].
Muitos religiosos racionalistas, assim como pessoas não-religiosas, criticam a fé, apontando-a como irracional. Para eles, o credo deve ser restrito ao que é diretamente demonstrado por lógica ou evidência
http://pt.wikipedia.org

Então o que é realmente a FÉ?
Fé é
1º algo firme... pensando em algo firme lembramos da pedra onde podemos construir nossa casa.
“Quem ouve as minhas palavras e semelhante àquele que construiu a casa sobre a rocha. A chuva caiu, transbordou o rio, soprou o vento e a casa não caiu”.
Mt 7.24-25.
Então a fé e algo duradouro, pois ninguém faz casa hoje para derrubar amanhã.

2º algo duro... pensando em duro nos lembramos do ferro quem sabe até o vergalhão.
Quando olhamos para uma casa, em primeira mão visualizamos o formoso arremate, mas nem imaginamos o que existe entre aquelas paredes e debaixo daquele piso.
Pois é, quando olham para você meu irmão vêem apenas a sua aparência, mas só Senhor Deus te conhece ate mesmo a “divisão da alma e do espírito” Hb 4.12
Divisão da alma e do espírito pode se referir quando queremos ser adorados ou quando queremos adorar porque alma e nosso sentimento e espírito foi nos dado por Deus.
Voltando a fé, ela é o vergalhão que se for muito grosso não tem flexibilidade e se for muito fino não tem resistência. Quantas polegadas têm nossa fé.
Já vimos o que é a fé, e a pedra e o ferro usados na construção.

Para que serve a fé?

Para nos dar entendimento daquilo que não vemos. Hb 11.3
Entender “ter idéia clara de; ter experiência; concluir; alcançar o significado; perceber” dic. Aurélio
Foi pela fé que os antigos alcançaram a aprovação de Deus 11.2
Para oferecer sacrifício (4), ser transladado (5), agradar a Deus sem mesmo contemplarmos sua face (6), acreditar no recado de Deus (7), obedecer (8), esperar(10), receber a virtude (11), etc.

A fé serve de escudo que te livra das dúvidas
Lembre-se do menino que disse se a água baixou e o povo de Israel passou em seco, como então os cavaleiros de faraó morreram afogado.
Certo menino dentro da sala de aula fez xixi na calça e ficou preocupado de seus coleguinhas verem o que tinha acontecido com fé ele clamou a Deus e uma menina pegou um aquário que estava na mesa da professora e passando por ele sem querer derrubou o aquário, então todos que viram aquilo começaram a brigar com a menina, e limpar sua roupa e o chão. Então o menino falou que ela não tinha feito aquilo por querer. Ele usou a fé.
Deus quer derramar sobre nos grandes torrentes de águas espirituais, somente use a fé.

Jesus é a origem da fé. A Bíblia diz em Lucas 17:5 “Disseram então os apóstolos ao Senhor: Aumenta-nos a fé.” A Bíblia diz em Romanos 10:17 “Logo a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Cristo.”
A verdadeira fé é crer no que Cristo fez por nós. A Bíblia diz em Romanos 5:1 “Justificados, pois, pela fé, tenhamos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo.”
Fé é confiar em Deus para tudo. A Bíblia diz em Hebreus 10:38 “Mas o meu justo viverá da fé; e se ele recuar, a minha alma não tem prazer nele.”
Uma fé fraca pode-se tornar numa fé forte com a ajuda de Deus. A Bíblia diz em Marcos 9:24 “Imediatamente o pai do menino, clamando, [com lágrimas] disse: Creio! Ajuda a minha incredulidade.”
http://www.jesusvoltara.com.br.

Rm 5.21 BEP (1704)

Paulo Roberto Gramoso
28 de junho de 2010