sexta-feira, 31 de agosto de 2012

TEMPO

Paulo Roberto Gramoso

Assembleia de Deus Olaria



Efesios 5.16

“Remindo o tempo; porquanto os dias são maus.”



EFESO



Cidade Greco-romana da Antiguidade situada na costa ocidental da Ásia Menor, próxima à atual Selçuk, província de Esmirna, na Turquia.

Em Éfeso existia um dos maiores teatros do mundo, com capacidade para 25 mil espectadores de uma população total estimada em cerca de 400 mil a 500 mil habitantes. Era a quinta mais populosa cidade do império.

Sua riqueza, contudo, não era apenas material. Nela se destacavam iniciativas culturais como escolas filosóficas; escola de magos e muitas manifestações religiosas, sendo a mais significativa em torno de Ártemis; a deusa do meio ambiente conhecida como Diana pelos romanos, a deusa da fertilidade. É dedicado a Ártemis o maior templo nela encontrado por arqueólogos austríacos. Ao lado do templo de Ártemis, com 80 metros de comprimento e 50 metros de largura, foram encontrados suntuosos palácios romanos. Outras descobertas incluem uma bela casa de banho, de mármore, com muitos quartos, a magnífica Biblioteca de Celso, a "Catacumba dos Sete Adormecidos", onde foram encontrados centenas de locais de sepultura, e um templo dedicado à adoração ao imperador. Ali havia uma estátua de Domiciano, o imperador que exilou João Evangelista na ilha de Patmos e perseguiu os cristãos.

1ª carta do livro de apocalipse “Conheço as suas obras, o seu trabalho árduo...”. Ap. 2.2.

Olha que coisa linda e maravilhosa, Deus, Pai, Senhor. Diz que conheçe as obras e o trabalho, será que nossos superiores, (pais, patrões, lideres, etc.) conhecem nossas obras, (o que fizemos), nosso trabalho (o que estamos fazendo).

Nossa preocupação tem sido com o tempo. Quanto tempo vai levar? Quanto tempo falta?

Quase nada no preocupa neste mundo mais do que o arquiinimigo chamado tempo.

Falta tempo pra dormir, comer, passear, trabalhar, viver, morrer.



1ª FASE



Quando éramos crianças, tinhamos alguém para nos lembrar sobre os nossos compromissos, lembra: filho tá na hora do banho, hora do almoço, hora do colégio, hora de dormir, etc. Não nos importavamos com horarios de nada.



2ª FASE



Na segunda fase de nossa vida ganhamos um carissimo, maravilhoso, magnifico, “presente de grego”, que quer dizer oferta que traz prejuizo, ex; cavalo de troia. Este presente vem acompanhado de: responsabilidade, preocupação, etc. Pois a partir dai temos além de outras responsabilidades adquiridas até este momento, mais uma que chamamos Mordomia do tempo.

Muitos de nós ja ouvimos a história que nos conta;

“um menino perguntou ao pai quanto ele recebia por hora de trabalho, o pai respondeu X, passado alguns dias o filho chamou o pai e lhe entregou a importancia X, o pai perguntou pra que era aquele dinheiro, ele disse, com esse valor estou lhe pagando por 1 hora do seu tempo para que nessa 1 hora o senhor me de atenção”.

No corre-corre da vida não tem sobrado tempo.

Gn 1.1 “No principio criou Deus, os céus e a terra”.

Sabe-se lá quanto tempo levou para que Ele iniciasse o processo de construção da terra, sabendo que Ele sempre existiu.

Jamais colocaremos copo de vidro na mão de crianças pequenas, pois lhes falta maturidade para segurarem tais utensilios.

Muitas das vezes deixamos de receber as bençãos, pois ainda não é “tempo”, espere mais um pouquinho.

Gn. 15.13 “... afligi-los-ão por 400 anos”.

Ex. 12.40 “O tempo que os filhos de Israel habitaram no Egito foi de 430 anos”

Deus mentiu, não apenas nós temos atrasado, as bençãos de Deus sobre nós mesmos.

Deus quer nos abençoar hoje, mas devido as nossas limitações, a qual a maior e mais temida e a falta de fé nos impelem a receber somente amanhã.

Que horas são no seu relógio espiritual, pois é jamais o nosso relógio será igual o de Deus. Quando pensamos que está na hora, ainda falta um pouco, quando pensamos que falta ou que não vem mais o tempo chegou.

Jó nos ensinou a deixarmos nas mãos de Deus o tempo de preocupação, “O Senhor deu o Senhor tomou, bendito seja o nome do Senhor” Jó 1.21.

Gn 1.4 “... e fez Deus separação entre luz e as trevas”. Nesse momento pode ser noite na sua vida mais existe um que pode separar a luz das trevas.

Dedique a Deus um tempo de sua vida e Ele mudará os tempos dela.

“O tempo de cantar chegou” Ct 2.12

O que voçe pensa que perdeu Deus apenas pegou emprestado para que no TEMPO oportuno Ele lhe recompensa com bençãos maiores e voçe dirá, jamais imaginei que poderia receber tanto assim.



Fontes:

• NET - sites Wikipédia.

• Livros EETAD

• BEP – Bíblia de Estudo Pentecostal

Um comentário:

Presbítero Paulo Gramoso Diaconisa Jaqueline disse...

obrigado, Que Deus seja contigo e com toda sua familia