sábado, 16 de janeiro de 2010

A GLÓRIA DO MINISTÉRIO CRISTÃO

Lição 3, 17 de janeiro de 10.

A GLÓRIA DO
MINISTÉRIO CRISTÃO
Ministério cristão de que se trata na lição não é propriamente dito o ministério eclesiástico, preso a uma denominação, e sim tudo aquilo que dispomos a fazer para Deus contribuindo co a sua obra.
TEXTO ÁUREO
Certo dia o filho de Deus desceu a terra e cumpriu uma missão, terminando a mesma nos incumbiu de sermos aos menos o veículo do Espírito Santo para transmitir as boas novas. Que alcancemos realizar esta missão.
VERDADE PRATICA
Simples e sincero, quer dizer de uma maneira que quem estiver a nossa roda possa compreender e acreditar. Edificar tem a ver com colocar fundação que mesmo que a fundação pareça invisível, dá sustentação à construção.
LEITURA DIÁRIA
Segunda-feira =Ef 6.6 “reparta” distribuem, divide, compartilha, participa.
Terça-feira=II Cor 11.2 “lembrar, reter” ter em memória, guardar com carinho.
Quarta-feira =II Sm 12.7 falar certo, da maneira certa, até mesmo a verdade tem que ser falada de uma maneira correta é como uma faca nas mãos de um assassino mata, nas mãos de um médico salva.
Quinta-feira =I Ts 2.5,6 O apóstolo deu ênfase ao dizer que “não buscava a glória dos homens”, que o Senhor seja conosco para que também possamos nos preocupar com a glória de Deus.
Sexta-feira = Gl 2.7-14 devemos procurar ver como cada um pode ser tratado para que em nossas palavras ajam vida e vida eterna, ex: com Pedro, Paulo falou desta maneira enquanto aos coríntios ele procurava ocasião de visitá-los para que não os entristecessem com suas palavras que poderiam ser ditas de para tristeza e não para salvação.
Sábado = Jo 2.13-17; 8.46 Mais uma vez aprendemos que para cada situação existe uma medida a ser tomada.
LEITURA BÍBLICA
“O testemunho de nossa consciência” a consciência é parte integrante do nosso coração, pois trabalham em parceria, pois este trabalha com o sentimento e aquela com a razão. Sentimento: emoção (ex: coitadinho), opinião (ex: eu acho). Razão: fundamento ( ex: nossas raízes), raciocínio (ex: nossa sabedoria).
Penhor: abonação (falta abonada), fiança (nosso fiador), garantia (Ele nos garantiu), segurança (com Ele estamos seguros), sinal (adiantamento de parte da dívida).


INTRODUÇÃO
Na segunda viagem missionária Paulo saindo Antioquia passou por Derbe, Listra, Antioquia da Pisídia, Frígia, Províncias da Galácia, Mísia, Trôade, Filípos, Tessalônica, Beréia, Atenas, Corinto, Éfeso e volta para Jerusalém. Foi nesta viagem que ele fundou a igreja de Corinto.
II Co 1.8-11 nos fala de uma tribulação ocorrida a Paulo na Ásia a qual parte dela está registrada em At 19.23.
Em primeiro lugar, quero dizer que vamos falar da glória do ministério e a lição nos fala de acusação e defesa, isso que dizer que para ter vitória tem que ter luta para se ter médico tem que haver doença para ser ter comida tem que ter fome, para cada positivo há um negativo. Porém existe uma coisa os sinais positivos seguem para direita e os negativos para a esquerda e para irmos para os céus têm que andar direito. Ainda que recuemos em alguns momentos não deixemos de caminhar.
I. O MINISTÉRIO APÓTÓLICO DE PAULO(1.12-22)
1º Confiabilidade, a garantia do ministério (1.12-14)
Mesmo havendo aqueles que te amam e defendem, haverá aqueles que querem o teu mal, não se engane, nem Jesus agradou a todos. Mesmo assim faça o melhor de si, para que sua consciência fique tranqüila.
2º A força de sua consciência (1.12)
Ver BEP
“Se comer carne escandaliza alguém não coma” Vamos evitar ao máximo de praticar ações que entristecem àqueles que nos rodeam, pois fazendo isso talvez consigamos ganhar alguns.
3º A autenticidade ministerial (1.18-22)
Estamos caminhando para perfeição então busquemos o que é perfeito, procuremos não deixar duvidas em nossas palavras.
Aqui nós temos o “Amém” o assim seja ou verdadeiramente. Jesus é o Alfa e o Omega da verdade. O amém final da oração e da confissão do cristão expressa sua confiança no amor e na fidelidade de Deus e na certeza de suas promessas. É a voz da fé, reafirmando a verdade do imutável evangelho de Cristo e identificando-se com ela Ap 3.14 “isto diz o amém”.
II. A ATITUDE DE PAULO EM RELAÇÃO À IGREJA(1.23-2.13)
1º Razões da mudança de planos da ida de Paulo a corinto (1.23-2.4)
“Não que tenhamos domínio sobre a vossa fé”, Paulo quis dizer que cada um dará conta de si mesmo. Porem havia uma grande preocupação de Paulo em relação aos coríntios, versículo 4.
2º O perdão ao ofensor arrependido e a disciplina eclesiástica (2.5-11)
Se Paulo fosse até coríntios naquela ocasião com certeza excluiria o opositor que os incitou a rejeitarem a autoridade de Paulo porem Paulo não indo, eles usaram de misericórdia.
Temos que ter essa preocupação, de que a disciplina se encarregue de corrigir e restaurar. Assim como pais quando corrigimos nossos filhos procuramos lhes deixar bem claro que não deixamos de ser seus pais, porém precisamos ver mudanças de atitude, e não exonerá-los de casa.
3º A confiança de Paulo no triunfo da igreja
Este tópico deveria ser a preocupação de Paulo com os irmãos.
III. PAULO SE PREOCUPA COM OS FALSIFICADORES DA PALAVRA DE DEUS (2.14-17)
1º A visão do triunfo do evangelho no mundo(2.14)
Triunfo: vitória, troféu, glória. Para tudo isso tem que haver um esforço seja no esporte, na guerra, na doença, etc.
2º Somos o bom cheiro de Cristo(2.15)
Fomos interrogados a respeito do Haiti e pudemos explicar que aquele povo não interessa acreditar em Deus, mesmo assim são mandados para lá inúmeros missionários de todas as religiões para ver se no meio de muitos se consiga salvar alguns não salvar propriamente a carne, mas a alma que é eterna.

3º A ameaça dos falsificadores da palavra de Deus(2.17)
Sobre isso estamos vendo hoje com muita facilidade na mídia onde se tornou uma máquina de fazer dinheiro. Existem até técnicas para exercitar e administrar o trabalho dos ganhadores de dinheiro. Mas a volta de Jesus está próxima e ai esperamos que muitos hajam alcançado a salvação.
CONCLUSÃO
Importa que este evangelho seja pregado a todas as nações, pois assim todos que aceitarem terão uma coroa de glória.

Fontes: - dic. Word
BEP Bíblia de Estudo Pentecostal
Ass. Paulo Roberto Gramoso

Nenhum comentário: