segunda-feira, 23 de novembro de 2009

A RESTAURAÇÃO ESPIRITUAL DE DAVI

Lição 9, 29 de novembro de 09.

A RESTAURAÇÃO
ESPIRITUAL DE DAVI

TEXTO ÁUREO
Itens do pecado:
Qual o nosso pecado?
Onde pecamos?
Quando pecamos?
Contra quem pecamos?
Quais as conseqüências de nosso pecado?
Quantos estão envolvidos neste pecado?
Mas tem necessidade dessas analise? Vejamos:
Qual o nosso pecado? O que temos feito, que com certeza tenha desagradado a nosso pai, não é bom que fiquemos indagando aos outros sobre eles, mas e nossa obrigação indagarmos a nós mesmos sobre nós. (I cor 11.28) “examine-SE a SI mesmo”.
Onde pecamos? Em que ambiente estávamos quando cometemos tal ato, pois aqueles que nos rodeavam naquele momento podem ser:
Acusadores: os doutores da lei, os que acham que sabem tudo
Defensores: o filho de Deus “filho com letra minúscula, pois pode ser você que esteja ao lado de um pecador regenerado” e nesta hora ele com certeza você irá abençoá-lo para salvação.
Podem se escandalizar: como tem sido na queda de grandes homens e mulheres de Deus, que junto a eles vão um grupo, pois estavam acomodados à sombra, a sombra acabou, morreram espiritualmente. Pode ser que do seu lado esteja alguém escorado.
Podem querer fazer igual, porque fizemos: “Se ele não teve forças, eu também não tenho” “se ele pode, eu também posso”
Quando pecamos? Em que situação e em que época?
Que situação nos conduziu ao pecado, a situação não nos isenta, mas torna para muitos olhares, mais compreensível. Ex: certa vez uma senhora quis se separar de seu marido porque ao invés dele cumprir com as obrigações do lar só tinha tempo para a igreja. Sendo este aconselhado tomou novo rumo dando atenção a família e tudo ficou bem.
Qual que profundidade Deus trabalhava em nossa vida, no momento em que cometemos tal ato, veja bem não o tempo que temos na igreja e sim a relação espiritual que tínhamos com Deus, naquele momento.
Contra quem pecamos? Se tivermos cometido nossa falta contra Deus devemos a Ele pedir perdão, mas se pecamos contra o nosso próximo a este pedimos perdão.
Quais as conseqüências de nosso pecado? Quais a avarias (danos, estragos, perdas, prejuízos, etc.) cometidas por nosso pecado. Independente do que tenha acontecido ainda existe uma esperança, nem tudo está perdido.
Quantos estão envolvidos neste pecado? Temos nós cometidos nosso ato sozinho, acompanhado ou juntos a várias pessoas. Prá tudo isso existe uma forma diferente de ser tratada. Ex: gripe em uma pessoa é um resfriado, num grupo é uma virose e em muitas pessoas é uma epidemia, cada um tem sua forma de ser tratada.
VERDADE PRATICA
O caminho (curso, direção, movimento, sentido, trajeto, etc.), muito bem para que haja de um caminho, faz se necessário um caminhante, um lugar que nunca foi caminhado cria mato, mas onde há caminhantes a caminhos, algumas vezes o caminhante é o primeiro a passar pelo caminho chamamos de descobridor, desbravador.
Analisemos então: o caminho do pecado foi você o primeiro a trilhar? Não, então outros já trilharam, se você crê assim acreditem outros também voltaram, e se eles voltaram você também pode voltar, então não prossiga, pois você conhece alguém que já prosseguiu e não se deu bem, diz um ditado popular que “quem volta não erra caminho”.
Existe um caminho chamado de restauração, pois providencialmente Deus o criou para que ainda que fossemos prá tão longe Dele, o Caminho nos trouxesse de volta. “Eu sou o caminho” disse Jesus.
Arrepender-se seria o mesmo que voltar, 180º graus.
Confissão {declaração (afirmação), esclarecimento (explicação), manifestação (mostrar), revelação (acusar, não no sentido que conhecemos de apontar, mas mostrar), etc.}

LEITURA DIÁRIA
Segunda-feira = Jó 22.23 Deus estará sempre pronto abençoar os que querem Terça-feira= SL 19.7 “O nosso corpo é constituído de 70% de água aproximadamente. Sendo 83% do sangue, 80% do cérebro, 75% dos músculos, 70% da pele, 30% dos ossos”
Isso quer dizer que para nos manter refrigerados temos que manter o nosso nível de água bom. O radiador e de suma importância nos veículos atuais.
Quarta-feira = IS 57.18 “vejo e sararei” como sarar uma coisa que não está doente, esta é a promessa de Deus sarar.
Quinta-feira =MQ 7.18,19 “torna a apiedar-se de nós” “ainda que nossos pecados sejam com escarlate eles se tornarão brancos com a neve”
Sexta-feira = HB 8.12 “suas iniqüidades” quer dizer que não cometemos somente um pecado e paramos por ai, mas não nos esqueçamos que o arrebatamento está próximo e Jesus pode voltar para cada um individualmente, “prepara-te ó Israel para encontrares com o teu Deus.”, “santificai-vos hoje e amanhã o Senhor fará maravilhas no meio de vós.”
Sábado = SL 32.1,2 Feliz é aquele que alcança a misericórdia do Senhor. Um versículo que acho interessante é “se tenho achado graça em teus olhos” se temos conseguido um sorriso no olhar de Deus, e confirmação e aceitação daquilo que estamos fazendo.
INTRODUÇÃO

Interessante na palavra de Deus e que qualquer livro que venhamos a ler nos mostrará os pontos fortes dos seus personagens, porém a bíblia nos mostra os erros e acertos de seus personagens mostrando assim os caminhos e suas conseqüências não esperemos que Deus desça e caminhe por nós o que ele pode fazer é nos emprestar as sandálias, Ele não pode nos vestir, mas pode nos emprestar as roupas ele não pode lutar por nós, mas nos empresta as armas e dá as coordenadas Ef 6.10-20, tem a receita para o sucesso, porém se feito tudo isso não funcionar ainda confie Lm 3.22 diz “As misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos”. Mas existe uma coisa que põe fim a sua misericórdia, a morte, estaremos nós preparados para este dia. Antes que este dia chegue façamos como Davi e/ou o filho pródigo “pequei contra o céu, contra o senhor, contra ti.”
Iº RESTAURAÇÃO E A PALAVRA DE DEUS
1º Davi e a palavra de Deus
O grande amor de Davi não lhe impediu de cair no erro, mas lhe conduziu ao acerto, pois aqui podemos aprender que quem ama pode ate ir para o erro, mas seu amor lhe conduzirá ao retorno o quanto antes. Eis ai o motivo pelo qual alguém achar que uma vez salvo, salvo para sempre, pois para estes, quem aceita Jesus aceita por amor e nem sempre é assim, às vezes o amor vai sendo cultivado depois, ou as vezes nunca é cultivado, é ai que alguns se desviam e não voltam mais, falta amor, ou falta de aproveitar oportunidades. Davi foi confrontado “dic: acarear: posto a frente de testemunhas, cujos depoimentos não são concordes” pela palavra de Deus
2º O cristão e a palavra de Deus
O caminho da vida se difere da estrada em um ponto muito importante, quando viajamos para um lugar desconhecido procuramos marcar os pontos de referência os quais usaremos para voltar, no caminho da vida como acreditamos ser aquele o caminho certo não temos esta preocupação é ai que temos uma grande dificuldade quanto descobrimos que estamos no caminho errado, como voltar, para muitos que nunca passaram tais situações é até engraçado quando falamos assim, mas para aqueles que vieram de lá ou passaram por lá sabem, é muito dolorido uma queda, e assim acontece, uma pessoa se desvia dos caminhos do Senhor procuramos orar por ele, muitas vezes temos nos preocupado em ganhar almas para o Senhor Jesus e temos nos esquecido existem vidas dentro de nossas igrejas precisando de salvação, você já observou naquelas pessoas que tem uma ocupação na obra de Deus e que somente naquele momento que executam sua tarefa é que parecem estar na presença de Deus, certa vez conheci uma pessoa, era ofertante da igreja, mas não tinha Deus em seu coração, daí então fizemos um propósito juntos a alguns irmãos de oramos por aquela vida e a conduzirmos aos pés do Senhor e Deus fez a obra, louvado seja o Senhor. “saiba que aquele que fizer converter do erro do seu caminho um pecador salvará da morte uma alma e cobrirá uma multidão de pecados” Tg 5.20, ao invés de vermos o erro para a condenação vamos vê-lo como infeliz oportunidade de oração já dizia o velho hino sacro
“Silêncio, quando peca um irmão,
Não procure magoar quem prostrado está no chão,
Silêncio é melhor a Deus
Pedir pela vida que não soube ao pecado resistir
Quem sabe no futuro ou no momento
Nós veremos casa adentro
Este amado irmão voltar
Roguemos pelo irmão BIS
Que parte agora
Pois Jesus não lança fora
Quem a tempo regressar.

IIº A RESTAURAÇÃO E A INFLUÊNCIA DE FATORES EXTERNOS EM NOSSAS DECISÕES
1º A influência do meio
Hoje em dia está muito difícil de dizer que este ou aquele meio é difícil de conviver, pois cada lugar tem o seu grau de dificuldade. Então o melhor mesmo e confiar em Deus, e partirmos para a luta com Jesus na frente nosso comandante, atrás nossa defesa, dos lados nosso companheiro, em cima nosso Senhor, em baixo guia. Será bem mais fácil de continuarmos.
2º Nossa responsabilidade moral
Digo e repito hoje em dia em dia está muito difícil, pois todos os lugares se tornam propícios as coisas erradas basta um olhar, um gesto, uma atitude, para que tudo aconteça. Que o Senhor nos guarde.

IIIº A RESTAURAÇÃO E ATITUDE DIANTE DO PECADO

1º Reconhecendo a misericórdia de Deus
Perdoar não é tão difícil tanto quanto se sentir perdoado, digo isto para aqueles que têm temor. É difícil nos dias do hoje ver pessoas que consigam perdoar, pois perdão é muito mais do que meras palavras que saem da boca. Perdão é
Absolvição (um escravo absolvido deixava de ser escravo),
Anistia (do grego amnestía significa esquecimento, impunidade),
Graça, (favor dispensado ou recebido O vocábulo Graça provém do latim gratia, que deriva de gratus (grato, agradecido) e que em sua primeira acepção designa a qualidade ou conjunto de qualidades que fazem agradável a pessoa que as têm. No começo do século XX, costumava-se dizer: "qual é a sua graça?" para perguntar "como você se chama?". Este costume, que ainda hoje se mantem em alguns lugares, vinha da cerimônia de batismo dos católicos, na qual o indivíduo se torna cristão e, segundo a doutrina católica, recebe a graça de Deus e, junto com a graça, o nome. A palavra graça provém também de grátis, derivado do latim gratiis (pelas graças, gratuitamente) e gratificar, que desde o século XV equivalia a agradecer. http://pt.wikipedia.org/wiki
Dispensa, (desobrigado)
Isenção, (dispensa, exclusão, exceção, perdão)
Imunidade, (proteção, direitos, privilégios, regalias,vantagem)
Portanto antes mesmo de reconhecer a misericórdia de Deus temos sim que nos vermos capazes de aceitar o seu perdão.
2º Reconhecendo a nossa pecaminosidade e a santidade de Deus
Primeiro falamos sobre sermos capazes de aceitar o perdão, agora falaremos sobre aceitar a condição de pecador.
Há muito tempo atrás tinha um programa Cristo em casa, a qual para muitos hoje é em casa mesmo porque ele não quer se envolver, pois acha superior aos que lá estão. Ainda na semana passada estava conversando com uma pessoa que me perguntou se era preciso estar na igreja para ser salvo eu lhe disse que não, pois a salvação é individual (você e Deus) e independente (só depende de Jesus e mais nada). Mas eu disse para ele, que o maior risco que se corre e de deixarmos para a última hora porque já estamos vivendo na ultima hora, e se não aceitarmos Jesus perdemos a salvação. Eu sei que deveria ter falado muito mais, mas estávamos no ônibus e o tempo curto. Orei e pedi a Deus para que aquelas palavras lhe tocassem o coração.
CONCLUSÃO
Pense bem ainda há tempo, não faça com aquele que quer esperar Jesus lá fora ou dentro com a mente lá fora. Pode ser tarde demais, restaure.

Nenhum comentário: