Tetragrama YHVH
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
O Tetragrama YHVH (יהוה), refere-se ao nome do Deus de Israel em forma escrita já transliterada e, pois, latinizada, como de uso corrente na maioria das culturas atuais.
Originariamente, em aramaico e hebraico, era escrito e lido horizontalmente, da direita para esquerda יהוה; ou seja, HVHY. Formado por quatro consoantes hebraicas — Yud י Hêi ה Vav ו Hêi ה ou יהוה, o Tetragrama YHVH tem sido latinizado para JHVH já por muitos séculos.
As letras da direita para esquerda segundo o alfabeto hebraico são:
-
Hebraico Pronúncia Letra י Yodh ou Yud "Y" ה He ou Hêi "H" ו Waw ou Vav "V" ה He ou Hêi "H"
O tetragrama aparece mais de 6.800 vezes — sozinho ou em conjunção com outro "nome" — no texto hebraico do Antigo Testamento, a indicar, pois, tratar-se de nome muito conhecido e que dispensava a presença de sinais vocálicos auxiliares (as vogais intercalares).
Os nomes YaHVeH (vertido em português para Javé), ou YeHoVaH (vertido em português para Jeová), são transliterações possíveis nas línguas portuguesas e espanholas , mas alguns eruditosconsoantes YHVH, já outros eruditos favorecem o nome Javé (Yahvéh ou JaHWeH). Ainda alguns destes estudiosos concordam que a pronúncia Jeová (YeHoVaH ou JeHoVáH), seja correcta, sendo esta última, a pronúncia mais popular do Nome de Deus em vários idiomas. preferem o uso mais primitivo do nome das quatro
Ágape na Cristandade
O ágape recebeu um uso mais largo pelos escritores Cristãos mais antigos como a palavra que denotou especificamente o amor Cristão ou a caridade (I CoríntiosI João, 4:8, agape do ein de Theos do, Deus é amor). 13:8), ou mesmo Deus ele mesmo (
O Novo Testamento fornece um número definições e de exemplos de ágape que geralmente expandem os usados nos textos antigos, denotando o amor entre irmãos, o amor de um esposo com as crianças, e o amor de Deus para todos os povos.
O uso Cristão de ágape vem diretamente dos Evangelhos Canônicos. Quando perguntado qual era o maior mandamento, Jesus disse: "Amai (ágape) ao senhor vosso Deus com todo vosso coração e com toda vossa alma e com toda vossa mente”. Este é o primeiro e maior de todos os mandamentos. E o segundo é: "Amai (ágape) vosso próximo como a vós mesmos. Toda a lei e os Profetas residem nestes dois mandamentos". (Mateus 22: 37-41).
No Sermão da Montanha Jesus diz: "Ouvistes dizer: 'amarás (ágape) teu irmão e odiarás teu inimigo', mas eu vos digo: amai (ágape) vossos inimigos, fazei o bem aos que vos odeiam, e orai por aqueles que vos perseguem e maltratam, pois deste modo sereis filhos de vosso Pai nos céus, aquele que faz com que o sol se levante o mau e sobre o bom, e faz chover sobre o justo e sobre o injusto. Se amais apenas aqueles que vos amam, que recompensa tereis?"
Os escritores Cristãos descreveram geralmente o ágape, como exposto por Jesus, como uma expressão do amor que é incondicional e voluntário, isto é, não discrimina, não tem nenhuma pré-condição, e é algo que se decide fazer voluntariamente. O Apóstolo PauloO amor (ágape) é paciente, o amor é amável. Sem inveja, ele não tem ostentação, ele não é orgulhoso. Não é rude, ele não é interessado, ele não se irrita facilmente, ele não mantém nenhum registro dos erros. O amor não se deleita com o mal mas rejubila com a verdade. Protege sempre, confia sempre, sempre tem esperança, sempre persevera. O amor nunca falha.” (I Coríntios, 13, 4:8). descreve o amor como segue: "
O ágape foi explanado por muitos escritores Cristãos em um contexto especificamente Cristão. Thomas Jay Oord definiu o ágape como “uma resposta intencional para promover o bem-estar em resposta a quem gerou um mal-estar.”
http://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%81gape
Deus queria que um ser de vontade própria passasse para a eternidade e juntos vivessem para sempre. Pova disto, e a árvore da vida, colocada no meio do jardim, "E o SENHOR Deus fez brotar da terra toda a árvore agradável à vista, e boa para comida; e a árvore da vida no meio do jardim, e a árvore do conhecimento do bem e do mal." Gn 2.9, no entanto o homem preferiu escolher sabedoria do que longos dias na presença de Deus, pois naquele tempo Deus estava com eles pessoalmente,"E ouviram a voz do SENHOR Deus, que passeava no jardim pela viração do dia; e esconderam-se Adão e sua mulher da presença do SENHOR Deus, entre as árvores do jardim."Gn3.8.
(1) O amor de Deus é suficientemente imenso para abranger todos os homens, i.e. "o mundo" (cf 1 Tm 2.3-6) BÍBLIA DE ESTUDO PENTECOSTAL (BEP)
Tal: Dic.: Igual, semelhante http://pt.wiktionary.org/wiki/tal
Eu diria que esse " tal" teria haver com grandeza, ou coisa imensurável.
Deu: Porque era seu, ou era o próprio "Eu e o Pai somos um."João 10.30.
na verdade se deu a si mesmo de uma maneira humana, revelada, visível, Ele veio. Trindade; Um Deus e três pessoas distintas, em forma acessivel a nossa capacidade de entender.
Ex: se Deus viesse no estado de espirito seria visto como fantasma, então ele foi personificado em um homem passando por esta vida humanamente falando, mas o homem tem que morrer, e se Ele apenas morresse como ficaríamos, então Ele revela-se através de Espírito Santo, que é eterno, como nós que viveremos no céu o no inferno eternamente.
(2) Deus "deu" seu Filho como oferenda na cuz por nossos pecados. A expiação procede do coração amoroso de Deus. Não foi algo que Ele foi obrigado a fazer (1 João 4.10; Romanos 8.32) BEP
Seu: De quem? Sim, o filho dele, o próprio, santo, irrepreensível, sem mácula, senhor, mestre, etc..., quando falamos em nossas igrejas que nos faltaria capacidade para doar nosso filho pensamos naquele filho desobediente, desagradável, mas nunca em um filho que não temos do que reclamar.
Mesmo que alguém fosse capaz de se sacrificar, ou permitir o sacrifício de alguém, ninguém era suficiente para este feito,"Como está escrito: Não há um justo, nem um sequer."Romanos 3.10.
Filho: Jóia rara, preciosidade. Diz até que um pai cria dez filhos, mas dez filhos não criam um pai.
Unigênito: Hoje através de Jesus somos filhos de Deus, mas antes Ele era o único.
Para que: É verdade para que? Para levarmos uma vida de qualquer maneira, sem compromisso, fazendo o que queremos e quando queremos sem nos preocupar em deixarmos alguém magoado ou triste; até hoje para muitos o sacrifício de Jesus de nada valeu.
Todo: Ah! não é alguns, quer dizer que se todas as pessoas em todas as épocas quisessem aceitar Jesus como salvador haveria lugar para esta pessoa, que pena que tão poucos querem.
Aquele: Palavra usada para tudo que estiver distante. Então em qualquer distância Deus salva.
Nele: Jesus é a porta, o caminho a vida. Muitos estão procurando outros meios, mas só Ele é o meio pelo qual se chega a Deus.
(3) Crer (gr. pisteuo) inclui três elementos principais:
(a) plena convicção de que Cristo é o filho de Deus e o único Salvador do perdido pecador;
Não: Negação, será para este negado o inferno e todo o seu sofrimento.
Pereça: Deixar de existir, acabar, morrer. isto no dicionário porém a bíblia nos mostra o caminho do inferno, que é um pe-re-cen-do, que não morre, "E a fumaça do seu tormento sobe para todo o sempre; e não têm repouso nem de dia nem de noite os que adoram a besta e a sua imagem, e aquele que receber o sinal do seu nome." Apocalipse 14.11.
(4) "perecer"é a quase sempre esquecida palavra em 3.16. Ela não se refere à morte física, mas a pavorosa realidade do castigo eterno no inferno (Mt 10.28) BEP
Mas:
- conjunção coordenativa adversativa, indica clara oposição entre idéias.
- "Formou-se, mas nunca fez uso da carta." (Lima Barreto)
Tenha: Significa propriedade, sem sombra de dúvida.
Vida: Vida= Movimento
Saúde
Eternidade
(5) "Vida eterna" é a dadiva que Deus outorga ao homem quando este nasce d novo. "Eterna" expressão não somente de perpetuidade da vida, mas tambem a qualidade desta vida, como a de Deus; uma vida que liberta o homem do pode do pecado e de satanás, e que o afasta daquilo que é puramente terreno para que ele conheça a Deus (cf. 8.34-36; ver 17.3) BEP.
Eterna: Para sempre, sem fim não terá o "the end"
escrito por Paulo Roberto
13/11/2008 22:30hs até 14/11/2008 00:30hs