EBD 02/08/2009
Amor = Ágape = Amor divino, incondicional, com auto-sacrifício,
Philia , Storge = Afeição entre irmãos
Eros = Afeição sexual.
LEITURA DIÁRIA
SEG = MC 12.33 “e que amá-lo de todo o coração, e de toda a tua alma, e de todas as forças e amar ao próximo como a si mesmo é mais do que todos os holocaustos e sacrifícios.”
Por isso lembre-se que amar a Deus e ao próximo vale muito mais do que sacrifícios.
TER = altruísmo = Percebida muitas vezes como sinônimo de solidariedade, a palavra altruísmo foi criada em 1830 pelo filósofo francês Augusto Comte para caracterizar o conjunto das disposições humanas (individuais e coletivas) que inclinam os seres humanos a dedicarem-se aos outros. Esse conceito opõe-se, portanto, ao egoísmo, que são as inclinações específica e exclusivamente individuais (pessoais ou coletivas).
Além disso, o conceito do altruísmo tem a importância filosófica de referir-se às disposições naturais do ser humano, indicando que o homem pode ser - e é - bom e generoso naturalmente, sem necessidade de intervenções sobrenaturais ou divinas.
Na doutrina comtiana, o altruísmo pode apresentar-se em três modalidades básicas: o apego, a veneração e a bondade. Do primeiro para o último, sua intensidade diminui e, por isso mesmo, sua importância e sua nobreza aumentam. O apego refere-se ao vínculo que os iguais mantêm entre si; a veneração refere-se ao vínculo que os mais fracos têm para com os mais fortes (ou os que vieram depois têm com os que vieram antes); por fim, a bondade é o sentimento que os mais fortes têm em relação aos mais fracos (ou aos que vieram depois).
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Altruísmo
INTRODUÇÃO
A lição se detém no amor de cristão para cristão, isso já preenche uma lição, pois se falar de amar ao próximo independente de fé já é outra lição.
I - O MANDAMENTO ATEMPORAL
Atemporal = não depende do tempo.
2 No V.T. é amar como a si mesmo
“Não te vingarás, nem guardará ira contra os filhos de teu povo; mas amarás ao teu próximo como a ti mesmo”. Eu sou o SENHOR. LV 19.18
No N.T. é amar com Cristo que amou a todos.
“Um novo mandamento eu vos dou: Que vos ameis uns aos outros; como eu vos amei a vós uns aos outros vos amei” JO 13.34.
II - O CONTRASTE ENTRE A LUZ E AS TREVAS
2 LV 19.17 “Não aborrecerás ao teu irmão no teu coração; não deixarás de repreender”.
MT 18.15 “Ora, se teu irmão pecar contra ti, vai e repreende-o entre ti e ele só; se te ouvir, ganhaste a teu irmão”.
III - A DEMONSTRAÇÃO COMUNITÁRIA DO AMOR
CONCLUSÃO